segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A Toxicodependência

A turma escolheu debater este delicado tema e assim o fizemos durante estas últimas sessões em Formação Cívica. Fiz uma primeira abordagem,  focalizando a minha intervenção na adolescência como fase da vida em que o risco é mais elevado. Acentuei que a adolescência serão os próximos anos das suas vidas e que é importante e decisivo estarem atentos e conscientes dos perigos e das causas mais frequentes da entrada no mundo da droga. Dialogamos sobre o assunto,  tornando a aula num bom aperitivo para a procura de mais informação. Os alunos fizeram então uma recolha individual sobre " o que é a toxicodependência". Das pesquisas efectuadas pelos alunos concluímos que a toxicodependência resulta do efeito do consumo de substâncias tóxicas sobre o organismo, provocando um consumo compulsivo, difícil de abandonar. As consequências da toxicodependência são terríveis. As drogas actuam sobre o Sistema Nervoso Central de forma diferenciada e provocam danos irreparáveis. Em termos físicos também provocam muitos problemas. É a destruição total do ser humano! A procura constante de droga, leva a que os toxicodependentes façam tudo o que conseguirem para terem dinheiro. Acabam sempre por roubar ou meterem-se no tráfico de droga de forma a terem a dose que os faça sossegar. 
As principais causas de entrada no "mundo da droga" são: - Experimentar; - por à prova o perigo; - moda; - para pertencer a um grupo; - sofrimento; etc.. É determinante estarmos conscientes destas causas de forma a podermos evitar passar por essas situações. Devemos afastarmos-nos dos ambientes onde a droga está presente. A prática de uma actividade desportiva ou outras actividades saudáveis podem também ser um factor de ajuda. O apoio familiar é muito importante na adolescência. Todos devem tentar criar laços de cumplicidade de forma a poderem apoiar e serem apoiados. A droga é um grande obstáculo na nossa vida, que importa ultrapassar e sempre que possível contornar, pois não o sentir estando consciente dele é sempre a melhor forma de seguir. 
Não à droga, sim à vida!

15 comentários:

  1. Acho bem que os meninos comecem a saber sobre a droga para um dia mais tarde nao se meterem
    sim a vida e nao a droga

    ResponderEliminar
  2. A droga é o lado mau da vida.Devemos ligar-nos ao que é bom. Fazer desporto e fazer amigos é muito bom. É isto que devemos dizer às crianças.
    Mãe do Nuno Valente

    ResponderEliminar
  3. A Toxicodepencia e algo que fas mal a saude e que não se deve fumar.Alexandre Gorreia .

    ResponderEliminar
  4. A toxicodependência não é apenas um mal dos outros, mas passa por toda a população e é necessário que a nossa consciência desperte.
    Pai da Inês Catarina.

    ResponderEliminar
  5. O alerta para os perigos da droga nestas idades precoces é muito importante. As crianças devem conhecer o lado mau da vida e devemos valorizar o que há de bom: desporto, musica, amizade, etc.
    Continuem com os vossos temas tão actuais.
    Mãe da Bia

    ResponderEliminar
  6. Este alerta de que estamos a dar é para todas as idades.Se alguém se meter na droga pode não conseguir sair de lá.Todos nós conseguimos evitar este perigo, basta que estejamos à alerta.

    Marta Oliveira
    Aluna do 5ºA

    ResponderEliminar
  7. Nunca experimentem a droga, pois isso é um vício muito mau que provoca doenças que nunca mais se curam,dependências e conflitos com familiares e amigos.Sem dúvida, isso não faz falta a ninguém. Se gostarmos de nós próprios e nos respeitarmos, os outros também gostarão de nós.

    ResponderEliminar
  8. Já não faltando muito para as nossas crianças entrarem na fase da adolescencia,é realmente um tema que se deve debater e explicar,será uma fase que exige um ajustamento pois deixam a infancia para entrar em contacto com o mundo desconhecido dos adultos.Orientalos para conviverem todos juntos,fazer desporto,e dizer desde ja não às drogas!!!!
    Mãe do EDI

    ResponderEliminar
  9. A toxicodependência é terrivel.
    A pessoa tem sentimentos maus, tem dor de cabeça, descontrulamento do corpo e mau estádo.
    Claro que o toxicodependente só têm esses sufrimentos quando está viciado na droga e quando tenta largar a droga!!!
    Nao entrem no caminho do droga, pois, faz muito mal.
    NÃO FASSA DA SUA VIDA UMA DROGA!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  10. Karine Matos - Mãe do José27 de fevereiro de 2011 às 11:24

    Despertar consciências desde cedo é um passo grande para tornar as nossas crianças responsáveis. A DROGA infelizmente é um flagelo que atinge não só a pessoa como a família destruindo tudo em seu redor. É fundamental esclarece-las, tirar-lhes as dúvidas, orienta-los para que se desviem destes males e encaminha-las para valores como a Amizade, a Confiança, a Verdade....

    DIGAM NÃO À DROGA !!!

    ResponderEliminar
  11. A droga é um vício!
    Não entres nessa.
    Não! à droga.
    Sim! à vida.

    Simão Pinto

    ResponderEliminar
  12. A toxicodependência foi um tema muito importante abordado nas últimas aulas de Formação Cívica.
    Com estas sessões ficamos alerta para o Mundo que nos rodeia, pois as drogas fazem, hoje em dia, parte do quotidiano de muita gente. Percebemos também que as drogas são muito perigosas e tenhem concequências negativas e muitas vezes fatais. Para além disto é importante lembrar que as drogas quando tomadas são um vício quase impossível de se largar.

    DIZ SIM À VIDA E NÃO À DROGA!

    Diogo Fragata Barros

    ResponderEliminar
  13. Está muito original, nós somos os maiores!
    Ass: Carolina

    ResponderEliminar
  14. DIZ SIM Á DROGA E NÃO Á VIDA!
    DESCULPEM EMGANEI-ME É AO CNTRÁRIO

    VASCO

    ResponderEliminar
  15. Um trabalho que todus pareticipamos, poi exelente.
    Inês Araújo

    ResponderEliminar